Visão Cansada: O Que Fazer?

Visão Cansada: O Que Fazer?

Visão Cansada: O Que Fazer?

Compartilhe com seus amigos...Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

Por volta de 70% e 90% da população mundial sente desconfortos visuais após passar horas em frente à tela. Apesar de não ser classificada como doença pela Medicina, a fadiga ocular (ou visão cansada) já é considerada um problema de saúde, atingindo cerca de 60% das pessoas com menos de 45 anos no mundo, tanto os que usam óculos quanto os não usam.

Quando os olhos se concentram num ponto por muito tempo, eles fazem ajustes imperceptíveis e involuntários para obter foco e são realizados por meio das contrações de um músculo dentro do olho. E esse músculo, ao realizar um esforço contínuo, causa estresse das funções oculares e cansaço visual. Desta forma, o olho fica incapaz de promover o foco exato, ocasionando assim os sintomas de fadiga ocular.

Entre os sintomas mais frequentes da fadiga ocular temos a dificuldade de focar a visão, flutuação na percepção das cores e aumento da sensibilidade à luz, sensação de cansaço e dor ocular, olhos vermelhos, ardência ocular, dor de cabeça, dores do pescoço, ombros e costas, irritabilidade e tonturas.

Para melhorar a qualidade visual de quem não tem como fugir da exposição às telas, é primordial que se faça uma consulta com um oftalmologista, pois somente esse profissional que poderá indicar a alternativa mais adequada para você.

Existem hábitos simples que ajudam muito a evitar a visão cansada:

– Piscar ajuda na manutenção da lubrificação dos olhos e é indispensável para uma boa visão e defesa ocular;

– Evite a incidência direta do ar de ventiladores ou ar condicionado no rosto;

– Limpe sempre a tela do computador; a acumulação de poeiras deteriora a imagem e dificulta a visão;

– Mantenha a tela (computador ou TV) numa distância de 50 a 70 cm aproximadamente dos olhos;

– Utilize umidificadores de ar no ambiente ou coloque sobre a mesa um copo ou bacia com água. Isso aumentará um pouco a umidade local;

– Não pingue colírios sem orientação médica;

– Aplique compressa gelada com água filtrada ou mineral durante alguns minutos;

– Faça exames oftalmológicos periodicamente;

– Caso as dicas acima não resolverem de forma eficiente o seu problema, não existe outra maneira de descansar a vista a não ser descansando também o corpo. Geralmente, quando o corpo está cansado por atividade excessiva, falta de sono ou estresse físico ou mental, nenhuma dessas medidas resolvem.

Palming: exercício poderoso para os olhos

O Palming é um exercício que consiste em cobrir os olhos com as mãos. Indicado por proporcionar descanso total da visão, é uma das melhores formas para relaxar os olhos. O exercício pode ser praticado pela manhã, logo após acordar, ou então, à noite, antes de dormir.

Para fazer o Palming é simples:

1- Encontre uma posição confortável (geralmente sentado, com os cotovelos apoiados em uma mesa, ou superficie);

2- Friccione as mãos juntas para aquecê-las, feche os olhos, e cubra-os de 03 a 05 minutos com as palmas das mãos em formato de concha (para não tocar em cima do globo ocular, mas sim ao redor dele);

3- Impeça ao máximo a entrada de luz, relaxe e respire profundamente, sem exercer pressão sobre os olhos.

Sessões de 03 a 05 minutos cobrindo os olhos, a cada 1 hora, são ideais se você estiver trabalhando no computador, lendo, ou exercendo alguma atividade cansativa para os olhos.

Visão Cansada: O Que Fazer?


banner-agende

Compartilhe com seus amigos...Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Curta Agora Nossa Fanpage no Facebook! close[x]