Vaidade Que Pode Levar à Cegueira 2
1- Tatuagem nos olhos
A novidade que veio dos Estados Unidos é realizada na conjuntiva e na esclera (parte branca dos olhos) com o objetivo de mudar a cor dos olhos. Mas as consequências podem ser desastrosas! Existem riscos para a saúde ocular, como uveítes (inflamação interna), e até a perda da visão.
A tatuagem no globo ocular não pode ser confundida com a tatuagem na córnea (ceratopigmentação, ou tatuagem do estroma corneano). A tatuagem da córnea é um procedimento realizado para tratar paciente com lesões na córnea (quando a córnea fica esbranquiçada), com irregularidade de superfície e que não tolera lentes de contato. O procedimento é realizado quando há perda total da visão e existe o desejo de melhora estética. O oftalmologista aplica o pigmento pela micropunção estromal (na camada mais espessa da córnea).
2- Maquiagem definitiva na região ocular
Algumas pessoas, principalmente as mulheres, têm grande dificuldade em aparecer em público sem uma produção (maquiagem, cabeleireiro etc.). Para pôr fim a esta questão, muitos optam pela técnica da maquiagem definitiva, que pode ser feita na região dos olhos (pálpebras) e na sobrancelha, substituindo o uso da maquiagem.
Trata-se de um método de pigmentação, simulando o efeito de um delineador ou lápis. É considerada uma tatuagem, realizada de forma superficial, mas que pode oferecer riscos à área dos olhos. Como é um procedimento invasivo, há necessidade de cuidados para que não haja contaminação do material a ser usado e contra infecções. Além disso, não é realizado por um médico, mas em salões de beleza ou locais onde se faz tatuagem. Por isso, o oftalmologista deve ser consultado antes da intervenção. O procedimento pode causar hepatite B, inversão dos cílios que podem causar lesões oculares sérias, inflamação das glândulas de Meibômio, sensação de secura nos olhos, ceratite, queda nos cílios e alergias.
Para os que estão insatisfeitos com a aparência dos cílios, o mercado oferece opções de mudança, como colocação de cílios postiços, alongamento ou solução de uso tópico que alonga e dá volume aos cílios. Mas a beleza dos olhos pode ficar comprometida com os efeitos colaterais desses produtos. No caso daquele que promete crescimento, por exemplo, o efeito colateral é o escurecimento da pele ao redor dos olhos ou escurecimento da cor da íris. Aumentar o volume dos cílios ou alongá-los pode irritar a área dos olhos ou causar alergias. Antes de qualquer procedimento, por mais que pareça inofensivo, é importante a avaliação de um Oftalmologista.
Vaidade Que Pode Levar à Cegueira 2