Por Que o Olho do Meu Bebê Lacrimeja?
Por Que o Olho do Meu Bebê Lacrimeja?
As lágrimas são drenadas por duas pequenas aberturas nos cantos nasais do olhos (pontos lacrimais) e são bombeadas pela ação do piscar das pálpebras para dentro da via lacrimal e finalmente para o nariz. Por isso que o nariz escorre “água” e fica entupido quando choramos.
Às vezes as crianças nascem com obstrução da via lacrimal, causando lacrimejamento (“olho lacrimoso”) e secreção (“remela”) constantes, geralmente observados desde os primeiros meses de vida da criança.
Felizmente, 90% das crianças com obstrução da via lacrimal apresentam cura espontânea nos primeiros meses de vida, não necessitando de tratamento. A secreção em excesso deve ser removida através de massagens no canto nasal do olho comprometido (onde está o saco lacrimal) o mais precoce possível. Essas massagens aumentam a chance de cura sem a necessidde de cirurgia.
Quando a obstrução das vias lacrimais não apresenta resolução espontânea estará indicada a sondagem das vias lacrimais com ou sem intubação dessas vias usando um tubo de silicone, que geralmente é realizada a partir de 1 ano de idade. Caso o tratamento falhe e a obstrução se mantenha, o que é raro, estará indicada cirurgia semelhante a que se faz em adultos com obstrução de vias lacrimais por outras causas diferentes dos bebês.