Inchaço após blefaroplastia: quanto tempo dura?
O inchaço (edema) é um evento frequente no pós-operatório e permanece em torno de 3 a 4 semanas, sendo as primeiras 72 horas mais evidente (pico), para só depois começar a regredir, mas já é possível ver algum resultado na primeira semana.
Por que ocorre o edema após cirurgia?
O inchaço inicial, que é mais intenso, é chamado de edema inflamatório, causado pela reação do corpo imediatamente após a lesão. É um processo inflamatório fisiológico e benéfico para o reparo do tecido lesado, sendo necessária sua existência para ocorrer a cicatrização.
O acúmulo de fluídos no espaço entre os tecidos da região operada é que forma o edema. O plasma (parte líquida do sangue), restos de soro fisiológico e secreções, que sobraram ao redor da área operada, compõem esses fluídos.
O que fazer para acelerar a regressão desse edema?
O gelo é considerado um anti-inflamatório natural, ajudando a diminuir a dor e evitando grandes edemas por causar vasoconstrição dos vasos sanguíneos.
Na blefaroplastia deve-se evitar o uso do gelo para não interferir no processo inflamatório da cicatrização, além de poder causar queimadura na pele durante o contato com ela. Assim, o correto é fazer compressas frias com soro fisiológico com máscaras de gel (sem pressionar a região do corte) por 10 minutos e repetir várias vezes ao dia.