Crianças e o Uso de Lentes de Contato
A decisão sobre a indicação e o uso das lentes está associada às características da criança e a determinação do oftalmologista. Em geral, a criança pode fazer uso das lentes de contato desde que tenha maturidade para colocar e remover as lentes, além de cuidar de sua conservação e higiene, o que pode variar de criança para criança. Mas sempre é importante a supervisão dos pais no período de adaptação e o oftalmologista examinar a criança com frequência para ter certeza de que as lentes não estão causando danos aos olhos.
Existem casos que fogem dessas situações, como, por exemplo, um bebê operado de catarata congênita pode necessitar usar lentes de contato, bem como uma criança que apresente anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos). Nestes casos, os pais ficam responsáveis por colocar e retirar as lentes, além dos cuidados com a conservação e higiene.
Se o uso das lentes não for a única opção, os pais devem fazer as seguintes perguntas antes de decidir sobre o asunto:
- A criança tem necessidade de usar lentes de contato?
- Foi o oftalmologista quem sugeriu o uso?
- A opção de usar as lentes é a melhora no desempenho da criança nos esportes?
Caso a motivação seja apenas estética, vale reconsiderar sua decisão.
O uso de lentes de contato requer cuidados específicos de higiene e uso. É errado não retirar as lentes de contato para dormir só por estar cansado demais, por aumentar o risco de infecções oculares por vírus, bactérias, fungos ou amebas e que podem até causar perda da visão. A importância também em higienizar e guardar corretamente as lentes de contato. O oftalmologista, inclusive, vai orientar o número de horas por dia recomendadas para usar as lentes.
Responsabilidade e cuidado são requisitos essenciais para os usuários de lentes de contato, por isso, a criança tem que saber lidar com essa realidade, aprendendo a colocar e remover as lentes corretamente, seguindo um plano de uso regular, para evitar problemas nos olhos. Essas orientações servem para todos os candidatos ao uso de lentes de contato, tanto crianças, como adolescentes e adultos.
Cuidados para preservação das lentes de contato e uso adequado:
– Há possibilidade de praticar natação usando lentes de contato, desde que seja junto com óculos de proteção para reduzir o risco de infecção bacteriana. O cloro utilizado nas piscinas, para diminuir a contaminação da água, pode aderir às lentes e causar irritação.
– Existem, no mercado, soluções específicas para limpar, enxaguar e desinfetar as lentes de contato ao mesmo tempo. Não há necessidade de usar vários produtos.
– Lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão antes de manusear as lentes.
– Enxugar as mãos com toalhas de papel, se possível, pois os tecidos soltam muitos pêlos.
Crianças e o Uso de Lentes de Contato