A Importância dos Óculos de Sol
Para quem gosta de sempre exibir os óculos de sol mais bonitos da estação, é importante saber que eles não são apenas artigos de beleza. Assim como são os cremes que protegem a pele dos raios nocivos do sol, os óculos escuros são importantes na defesa da nossa visão contra essa radiação, que pode causar problemas graves à saúde ocular.
No entanto, os óculos de sol comprados em camelôs muitas vezes não possuem proteção ultravioleta (UV) e o uso desses óculos escuros sem filtro solar pode ser pior do que não usar nada, pois com a lente escura a pupila se dilatará pela pouca luminosidade, permitindo maior entrada de raios luminosos no olho, e a falta de filtros necessários para proteção da radiação UV fará com que esses raios nocivos atravessem a pupila e atinjam a retina em maior quantidade do que se a pessoa não estivesse com óculos escuros (nesse caso a pupila estaria mais “fechada”), podendo, assim, danificar a visão.
Tanto as lentes dos óculos de sol como as incolores dos óculos de grau e as lentes de contato recebem tratamento na fábrica para filtrarem esta radiação.
A exposição à radiação UV é silenciosa e pode causar tanto sintomas imediatos (irritação ocular pós queimadura da córnea e da conjuntiva), como patologias oculares a longo prazo, como pterígio (“carne esponjosa no canto dos olhos”), catarata (“opacificação do cristalino”), DMRI ou Degeneração Macular Relacionada à Idade (“envelhecimento da parte central da retina) e tumores palpebrais, principalmente malignos.
Mas como escolher os óculos de sol que de fato vão proteger os olhos?
1- Em primeiro lugar, é importante escolher o local onde o produto será comprador;
2- O ideal é que os óculos se adaptem bem em seu rosto, não permitindo a passagem de luz pela lateral das lentes;
3- As lentes espelhadas são eficientes, mas não são melhores que as de resina ou cristal;
4- Ao comprar o produto, olhe fixamente em um ponto e passe os óculos na frente dos olhos. Caso perceba distorção na imagem, não compre;
5- As lentes dos óculos devem ter 100% de proteção UV (pedir o certificado do filtro anti UV do fabricante);
6- Para crianças, o ideal é usar óculos com lentes de policarbonato, que são inquebráveis, evitando acidentes em caso de quedas.
7- Evite comprar óculos de sol de procedência duvidosa, pois não há como comprovar a existência de proteção contra os raios UV, além de o material das lentes e das armações geralmente não serem de boa qualidade, o que oferece risco para a visão.