Conheça Mais

Quando se trata de corrigir a visão, as lentes de contato (LC) dão maior liberdade de movimento e conforto, além de proporcionar um maior campo de visão e melhorar a autoestima. Quase todas as pessoas podem usar lentes de contato, dependendo sempre da indicação do oftalmologista.

As lentes de contato podem corrigir o grau de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) ou serem cosméticas (só por estética como mudança do cor dos olhos ou para “esconder” alterações oculares como cicatrizes). Também podem ser transparentes ou coloridas e a troca dessas lentes pode ser mensal (descartável) ou anual.

darkblurbg

indicações das lentes de contato

  • Corrigir o grau de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia)
  • Fins estéticos (mudar cor dos olhos; reduzir uso dos óculos)
  • Indicação protética (cobrir defeitos como cicatrizes da córnea)
  • Melhorar a visão em pacientes com ceratocone, anisometropia e astigmatismo irregular
  • Fins terapêuticos (curar ou controlar doenças como ceratopatia bolhosa etc)
  • Maior liberdade à prática de esportes sem óculos

Lentes de contato de grau

Existem basicamente 2 tipos de LC: as rígidas e gelatinosas. As lentes rígidas são mais duráveis, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau, e podem ser usadas com a maioria dos colírios. Porém podem ser desconfortáveis durante a adaptação e são mais fáceis de se deslocarem. As gelatinosas são confortáveis desde o primeiro dia de uso e raramente se deslocam, mas proporcionam menor nitidez em alguns tipos de astigmatismo, e têm maior facilidade para formar depósitos, contaminações e infecções.

Em casos de alergia ocular severa, olhos secos, infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de LC pode ser contra-indicação. Antes de indicar as LCs, o oftalmologista fará um exame completo para certificar-se de que não há doença ocular que impeça o seu uso.

Não há idade mínima ou máxima para o uso das LCs. Quem determina é o médico. Um bebê operado de catarata congênita necessita usar LC, bem como uma pessoa com anisometropia (grande diferença de grau entre os olhos). Deve haver consciência quanto a necessidade de seguir as orientações do especialista para evitar problemas aos olhos, e o usuário ou seu responsável deve ser capaz de manusear adequadamente as LCs.

A capacidade de uma lente de contato transportar oxigênio do ar para a córnea é que determina o número de horas de uso da LC. Deve-se evitar dormir com LC pois com os olhos fechados já há redução do transporte do oxigênio para córnea, que diminui ainda mais com o uso da LC.

É possível desde que se use os óculos de proteção. A preocupação de usar LC durante a natação está no risco de infecção bacteriana, porque os ambientes aquáticos estão, geralmente, contaminados. Para diminuir a contaminação, coloca-se, periodicamente, grande quantidade de cloro, o qual pode causar irritação ocular. Portanto, cabe ao usuário a decisão de correr o risco e a responsabilidade sobre seus olhos e suas lentes.

Devido ao contato com os olhos, as lentes necessitam de um acompanhamento com oftalmologista. Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e controlados, algumas alterações oculares podem ocorrer, sendo a infecção a mais temida. Se o paciente estiver bem orientado, a chance de complicação é pequena.

A anatomia do olho não permite que a lente se desloque para trás dele, mas ela pode permanecer escondida sob as pálpebras. Se não for possível removê-la, o oftalmologista deve ser procurado.

lentes de contato cosméticas

São adaptadas para mudar a aparência natural do olho, podendo ser usadas ou não na correção de problemas refrativos (grau). Dessa forma, possuem também a indicação óptica e não somente cosmética.

As lentes são chamadas protéticas quando indicadas para proporcionar uma coloração parecida entre os dois olhos, simular a presença de irís ou da pupila, ou até para alterar a cor e a aparência de olhos desfigurados.

São gelatinosas, para troca anual ou mensal e não devem ser usadas para dormir. A pintura da lente imita o desenho e as cores da íris natural e mantém a área da pupila transparente. Podem ser usadas para mudar a cor dos olhos e, ao mesmo tempo, corrigir graus para longe (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e perto (presbiopia).

São tingidas em toda a área que irá cobrir a íris e pupila. Serve filtrar a luz para aliviar a fotofobia; diminuir reflexos noturnos (filtro amarelo ou âmbar); definição das cores e tonalidades para daltônicos (filtro vermelho). Podem ter grau de miopia ou hipermetropia.

Essa lente serve para bloquear a entrada de luz e as imagens para dentro do olho. Indicada para pessoas com diplopia (visão dupla) constante e para tratamento de ambliopia (“olho preguiçoso”) quando a criança é resistente ao uso do tampão.

A lente é tingida na área que cobre a íris deixando a pupila transparente para manter uma visão normal. Indicada para encobrir imperfeições da córnea, como cicatrizes/leucomas.

Usada para disfarçar um olho sem visão e com imperfeições na área central. A lente sofre o tingimento da área da íris com uma cor próxima do olho bom do paciente e a pupila é pintada de preto.

A lente recebe 2 tipos de pintura, o tingimento e depois a pintura opaca. É usada em olhos sem visão com o objetivo puramente estético para ficar semelhante ao olho bom. Quando não há boa estética com este tipo de lente é indicado a adaptação de próteses oculares (lentes de resina acrílica que encobrem toda a parte anterior do olho).

Agende agora mesmo sua consulta

Por favor, traga em sua consulta todos os registros médicos disponíveis, incluindo imagens como raios-x e ressonância magnética, receitas dos óculos, os próprios óculos atuais e exames de sangue mais recentes. Preencha o Formulário para solicitação de consulta ao lado.

Formulário para solicitação de consulta