Por Que o meu Olho Pisca Muito?

Por Que o meu Olho Pisca Muito?

Por Que o meu Olho Pisca Muito?

Compartilhe com seus amigos...Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

O piscar dos olhos é um ato natural e saudável, e tem duas principais funções: lubrificar os olhos e protegê-los de alguma ameaça. Em média, uma pessoa pisca entre 15 a 20 vezes por minuto. Algumas pessoas podem sofrer com uma condição que causa um piscar descontrolado em um ou nos 2 olhos, chamada da Distonia Facial, onde inclui o Blefaroespasmo essencial e o Espasmo hemifacial.

O Blefaroespasmo essencial benigno é uma alteração bilateral adquirida das pálpebras caracterizadas por contrações espontâneas, espasmódicas e involuntárias  dos músculos ao redor dos olhos e sobrancelhas. Ocorre mais em mulheres acima dos 50 anos, pode se exacerbar devido à luz solar, brilho, estímulo optocinético, estresse e relações interpessoais e, com o tempo, há aumento da frequência do piscar podendo levar a períodos de cegueira funcional. Tem uma incidência entre 16 e 133 casos a cada 1 milhão de pessoas.

Os diagnósticos diferenciais do blefaroespasmo essencial é a mioquimia ou mioclonia (um tremor palpebral geralmente unilateral que não faz a pessoa piscar e relacionada com estresse emocional, cansaço físico e consumo de cafeína), e o blefaroespasmo reflexo, causado por outras doenças oftalmológicas como entrópio (pálpebra virada para dentro), triquíase (cílios virados para dentro tocando no olho), ceratite, olho seco, blefarite e uveíte anterior.

Outra distonia facial é o Espasmo hemifacial, onde há contração involuntária dos músculos inervados pelo nervo facial. Esses espasmos musculares afetam somente um lado da face e permanecem durante o sono, podendo ocorrer devido à compressão do nervo facial. Geralmente apresenta piscar descontrolado de um olho e repuxamento do canto da boca do mesmo lado desse olho.

Ainda não há cura para essas distonias, mas existem vários tratamentos, desde terapias alternativas como psicoterapia, acupuntura e fitoterapia, a medicamentos incluindo relaxante muscular, sedativos, etc. Entretanto, o único tratamento considerado eficaz atualmente é a aplicação de Toxina Botulínica nos músculos afetados, que deve ser repetida a cada 4-6 meses.

Os casos que não melhoram com a aplicação de Toxina Botulínica, podem ser submetidos à cirurgia dos músculos que causam as contrações (Miectomia).

 

Por Que o meu Olho Pisca Muito?


banner-agende

 

Compartilhe com seus amigos...Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Curta Agora Nossa Fanpage no Facebook! close[x]