Exame da Visão na Criança
A visão se desenvolve 90% durante os dois primeiros anos de vida. Os outros 10% ocorrem até 7-9 anos de idade. Assim, durante esses dois primeiros anos a criança aprende a fixar, a movimentar os olhos de maneira conjunta e a perceber profundidade. Toda e qualquer alteração durante esta fase se não for corrigida pode acarretar prejuízos na visão para o resto da vida (ambliopia, que significa o não desenvolvimento da visão parcial ou total de forma irreversível).
1- Quando deve ser realizado o primeiro exame oftalmológico na criança?
Muitas crianças só são levadas ao oftalmologista após apresentarem dificuldade de enxergar a lousa em sala de aula na fase escolar. No entanto, o primeiro exame oftalmológico deve ser realizado ainda no berçário pelo pediatra. Este irá fazer um exame das pálpebras e do aspecto externo dos olhos, seguido do TESTE DO OLHINHO (TESTE DO REFLEXO VERMELHO), que já é lei em vários municípios brasileiros.
Este teste baseia-se na percepção do reflexo vermelho que aparece ao ser incidido um feixe de luz sob a retina. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que não haja obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila.
O “TESTE DO OLHINHO” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual como catarata, glaucoma congênito severo e qualquer outra patologia ocular que cause opacidade de meios, como opacidades congênitas de córnea, tumores intraoculares grandes, inflamações ou hemorragias intraoculares importantes.
2- E quando deverão ser realizados os próximos exames oftalmológicos da criança?
A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) sugere que uma consulta com oftalmologista seja realizada a cada 6 meses durante os dois primeiros anos de vida, e após, anualmente até os 10 anos de idade.
3- Existem alterações que os pais podem observar precocemente na visão dos filhos que merecem cuidado imediato?
– Caso a criança não acompanhe os movimentos dos objetos e da luz ao seu redor ainda na fase não verbal, é preciso consultar um oftalmologista imediatamente.
– Caso, ao fazer uma foto da criança, a pupila (parte preta do olho) apareça branca, pode significar que há alteração no olho da criança, como catarata ou tumor.
– Nos primeiros meses de vida, é normal a criança parecer estrábica (vesga) pois não tem coordenação motora ocular para manter os olhos alinhados. A partir dos 6 meses, se os olhos da criança ainda parecem tortos é preciso consultar o oftalmologista. O estrabismo, se não tratado a tempo e corretamente pode se transformar numa perda de visão permanente. O oftalmologista pode indicar o uso de tampão, óculos e, em alguns casos, cirurgia.
– Coceira ou ficar muito perto da TV, podem ser sinais de necessidade de óculos para a criança.
– Por fim, a baixa visão em uma criança pode se traduzir, muitas vezes, na dificuldade de aprendizado e de atenção. É fundamental, portanto, nestes casos, uma avaliação da visão com oftalmologista anteriormente à investigação psicológica e cognitiva.
Exame da Visão na Criança