Cuidados com os olhos na gravidez

Cuidados com os olhos na gravidez

Cuidados com os olhos na gravidez

Compartilhe com seus amigos...Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin

Durante os nove meses da gestação, a grávida passa por mudanças emocionais, psicológicas e físicas, e mais do que o crescimento da barriga ou os enjoos, a gravidez modifica praticamente todo o organismo da mulher, inclusive os olhos.

Você sabia que gestantes que usam óculos podem ter mudança no grau dos óculos durante a gestação? E que é frequente a grávida começar a enxergar manchas pretas? Isso ocorrer pois as mesmas alterações hormonais que fazem inchar, enjoar e mudar de humor também provocam condições físicas que podem causar desde um simples desconforto nos olhos até aumento ou redução no grau das lentes.

Segundo pesquisas, essas alterações ocorrem devido ao aumento dos níveis de progesterona (hormônio fundamental na gravidez) e essa “progesterona extra”, necessária para ajudar o progresso do bebê, pode afetar o colágeno da córnea.

Abaixo, confira os problemas que podem afetar a visão da gestante.

1- Olhos secos

É possível que, ao longo da gestação, a mulher sofra com alguns dos sintomas causados pelo desequilíbrio na quantidade de lágrimas ou evaporação excessiva, como coceira, vermelhidão, sensibilidade à luz, sensação de areia ou cisco nos olhos. Os responsáveis por isso são as alterações hormonais típicas da gravidez aliadas às condições externas, como exposição ao ar condicionado, vento, fumaça e poeira. Esse problema pode ir e vir ao longo da gestação e tende a desaparecer lentamente após o parto.

Para suprir as necessidades de lubrificação dos olhos, podemos usar os colírios hidratantes ou lágrimas artificiais. Além do colírio, pode minimizar o problema evitando permanecer em ambientes com poeira ou vento excessivo. E, no caso de uso lentes de contato, redobrar a lubrificação dos olhos, já que elas podem acelerar o ressecamento.

2- Sensibilidade à luz 

Durante a gestação, a sensibilidade da córnea diminui, principalmente nos últimos três meses, e volta ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer. Em geral, esse é um dos sintomas da enxaqueca, que pode ser acentuada no período da gravidez, por conta das variações hormonais.

3- Alteração do grau

A intensa retenção de líquido e o aumento de peso, típicos da gravidez, podem alterar a espessura e o formato da córnea, deixando a visão distorcida, o que pode levar a alterações no grau dos óculos, tanto aumento como diminuição destes.

A condição é geralmente transitória e a córnea volta ao normal alguns meses após o nascimento do bebê.

4- Visão manchada e/ou pontos pretos no campo visual

Tanto a visão manchada como a percepção de pontos escuros podem ser sinais de pressão alta durante a gravidez. O quadro exige acompanhamento médico, já que os níveis muito elevados de pressão sanguínea podem provocar o descolamento da retina.

5- Desdobramentos da Pré-Eclâmpsia 

A pré-eclâmpsia ocorre geralmente depois da 20º semana de gestação, e trata-se de um estado de hipertensão arterial. Os seus desdobramentos podem ser identificados através dos olhos em 5% a 8% das gestantes. Os principais sintomas dessa doença são perda temporária da visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou formação de halos ou flashes.

6- Desdobramento do diabetes gestacional 

Durante a gravidez há o aumento de produção de hormônio lactogênico placentário (HPL), o qual inibe a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar (glicose) no sangue. Essas altas taxas associadas ao diabetes podem danificar os vasos sanguíneos da retina, ocasionando hemorragia vítrea (provocando a obstrução súbita da visão); glaucoma neovascular (formação de neovasos na íris, aumentando a pressão intraocular que resulta na perda da visão) e retinopatia diabética (crescimento de vasos anormais na retina, com alto risco de cegueira). No Brasil cerca de 7% das gestantes desenvolvem a doença.

Caso a gestante apresente qualquer um dos sintomas citados anteriormente, o ideal é procurar imediatamente um oftalmologista e, em muitos casos a avaliação é feita em conjunto com o obstetra.

O Manual da boa visão para as grávidas

  • Conte com um acompanhamento médico: para garantir o  bem-estar e a saúde da gestante e  do bebê ao longo dos nove meses, é essencial ter um acompanhamento médico. Não negligencie sua saúde;
  • Tenha cautela ao usar remédios: a medicação incorreta pode provocar diversas complicações na gravidez. Por isso, ingira apenas remédios indicados pelo médico obstetra, mesmo que o sintoma parece simples;
  • Estilo de vida saudável: mantenha uma dieta equilibrada, repouso e evite o fumo, álcool ou drogas. Em alguns casos (com indicação médica), é aconselhável o uso de suplementos vitamínicos e de oligoelementos, como ácido fólico, ferro e cálcio.

 

Cuidados com os olhos na gravidez


banner-agende

 

Compartilhe com seus amigos...Share on email
Email
Share on print
Print
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Curta Agora Nossa Fanpage no Facebook! close[x]