As Infecções nos Olhos do Bebê

A conjuntivite neonatal é uma infecção que envolve as pálpebras e a parte visível do olho do recém-nascido. Geralmente os olhos do recém-nascido são infectados durante o nascimento, ao atravessar o canal de parto, a partir do contato com secreções genitais maternas contaminadas. Os organismos causadores dessa conjuntivite são geralmente as bactérias que vivem na vagina: a Clamydia, causa mais frequente de conjuntivite neonatal, e o Streptococcus pneumoniae, o Haemophilus influenzae e a Neisseria gonorrhoeae (bactéria que causa gonorreia).

Quais são os sintomas?
Existem três tipos de conjuntivite neonatal: a conjuntivite química, cujos sintomas aparecem horas após pingar o colírio de nitrato de prata, ocasionando olho vermelho, sem secreção. A conjuntivite gonocócica, que ocorre geralmente no terceiro dia após o nascimento, com secreção abundante, olhos vermelhos, edema conjuntival e vermelhidão das pálpebras. E a conjuntivite de inclusão (Clamydia trachomatis), que ocorre a partir do sétimo dia após o nascimento, com reação papilar na conjuntiva do tarso superior e inferior e discreta secreção das pálpebras.

Como é feito o diagnóstico?
Pode ser feito pela observação clínica; se tiver secreção, pode ser feito o exame laboratorial com o uso do esfregaço corado de exsudato conjuntival, e o uso do corante Giemsa em células epiteliais da conjuntiva, que permite o reconhecimento de inclusões intracitoplasmáticas da C. trachomatis, técnica de difícil aplicação no atendimento primário (consultório).
Quais são as dicas sobre prevenção?
Cuidados no pré-natal, fazendo todos os exames e cuidados com a higiene da mãe. Uma medida muito utilizada nos partos vaginais é o uso do colírio de Iodopovidona 2,5%, que é ativo contra os agentes bacterianos mais importantes da conjuntivite neonatal e também contra a Clamydia trachomatis.
Como é feito o tratamento?
Para a conjuntivite química, que é provocada pelos sais de prata do colírio nitrato de prata, a criança fica boa em alguns dias apenas com colírios de lágrima artificial (lubrificantes).
Para a conjuntivite gonocócica, é recomendado o uso da Penicilina cristalina, enquanto que, para a conjuntivite neonatal não gonocócica, não há evidência de que o tratamento tópico ofereça benefício adicional, sendo, então, recomendado o uso de eritromicina.

As Infecções nos Olhos do Bebê





